segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Notas...


 
San Ambrosio sobre I Corintios 12:3, citado en Summa Theologica I-II.109.1.
Nótese que «a quocumque dicatur» contradice la pretensión de que sólo es «revelada» la verdad Cristiana.


 Para el pasaje sobre la inspiración, ver Ion(
 La doctrina Platónica sobre la inspiración no es «mecánica» sino «dinámica»; en una teología posterior, devino una cuestión de debate en cual de estas dos maneras el Espíritu mueve al intérprete.


Ion... gignomai se usa aquí en el sentido radical de «entrar en un nuevo estado de ser». Cf. Fedro, kalo genesthai tandothen, es decir, 14. Ion; y Maitri Upanishad VI.34.7, «

 (hen ainigmati, I Corintios 13:12). Devido a que a descoberta (gnose) é de uma Verdade que não se pode ver diretamente pelos demais (sánscrito, sakshat ) (con las faculdades humanas), el decidor de la verdad debe hablar en símbolos (sejam verbais ou visuais), que são reflexos da Verdade; é nossa tarefa compreender e usar os símbolos como suportes de contemplação e com vistas a uma ‘’recordação’’ toda especial de uma outra velocidade de conscientização.
 
 
 


Post Scriptum


(...)


Neste estado, que tbm se designa ás vezes sob o nome de samprasâda ‘’outra velocidade’’ no vedantismo e terceira atenção na escola nagualista por Castaneda (Brihad-Âranyaka Upanishad, 4º Adhyâya, 3er Brâhmana, shruti 15; también Brahma-Sûtras, 1er Adhyâya, 3er Pâda, sûtra 8. — Ver también lo que diremos más adelante sobre la significación de la palabra Nirvâna e a simbologia dos olhos de Soma do conhecedor do campo no Rg Veda Samhita.), a luz inteligível é apreendida diretamente, o que constitui a intuição intelectual (Buddhi) e já não por simples reflexão através da mente (‘’manas’’) como nos estados individuais.



Post scriptum



O autor que escreve sob o ditado da inspiração divina concebe ás vezes coisas que não têm relação com a matéria daquele capítulo que está tratando e que aos ouvidos do leitor(a) pode soar como interposição de tema incoerente, ainda que para quem escreve aquilo pertença em última instancia á essência mesma do que foi feito, apenas que sob um aspecto hieroglífico que os demais ignoram.  Sabe que a elaboração dos capítulos das Fotûhât não é o resultado de uma livre eleição por minha parte nem de uma deliberação reflexiva. Na verdade, Deus vem me ditando pela visão espiritual tudo que tenho escrito, e é por isto que entre duas ideias insiro outra que não tem nenhuma conexão com a que lhe precede nem com a que lhe segue.




Ibn ‘Arabî, Las revelaciones de la Meca

(...)

Post Scriptum
 


Schneider recolhe um profundíssimo tema simbólico, ao dizer que ‘’fazer poesias equívocas e saltar entre as linhas é matar a distância entre dois elementos lógicos ou espaciais e pôr sob o jugo comum da consciência dois elementos distantes, naturalmente’’, o que explica o sentido místico da ‘’poesia do presente (ou da sensação)’’, em sua rama derivada de Rimbaud e Reverdy, quem diz: ‘’A imagem é uma criação pura do espírito’’. Não pode nascer de uma comparação, e sim da aproximação de duas realidades mais ou menos distantes. Quanto mais distantes sejam as relações das duas realidades aproximadas, mais forte será a imagem, e possuirá mais potência emotiva e realidade poética (Aquí termina la cita de Reverdy).
 


Y continúa Cirlot: "Realidade simbólica, na verdade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário