sábado, 11 de agosto de 2012

Um mecanismo de Revelação contínua

 

Parampara representa um princípio multiplicador de sabedoria, e um mecanismo de revelação contínua. Como reza a tradição, a grande tarefa do Buda é colocar a roda em movimento. Então, os seus seguidores a mantém girando e a conduzem para onde for necessário. De fato, a tarefa das gerações de discípulos, não é apenas preservar incólume a forma da doutrina, mas adaptá-la ao espírito das épocas e ainda revelar novas facetas. Para isto, é preciso sempre ter em vista fielmente os seus propósitos gerais. Se diz que cada bom discípulo deve fazer a sua própria síntese, e até mesmo negar em certa altura (quiçá formalmente) aquilo que foi de início apresentado, visando fazer o contraponto ou buscar a antítese do processo dialético que precede a necessária síntese. Isto faz parte da tarefa de preservar a essência do dharma, ou de “manter a roda em movimento”. A escada dos anjos do sonho de Jacó, é o rosário dos mestres que, em cada geração, alguns são convidados a integrar.

Ainda assim, os próprios Mestres originais geram, como é natural, um corpo volumoso de ensinamentos. E a razão desta fecundidade, se deve à dupla chave erudição-inspiração que eles próprios buscam, inserindo-se assim ao seu modo na Tradição e servindo-lhe como referência original, mediante o resgate e a reforma do saber.

Todo o grande mestre fornece uma fabulosa chave-de-conhecimento, seja escrevendo ou discorrendo. Como sugere a lenda de Hermes e Votan, aqueles que afirmam que os avatares nunca escreveram, demonstram não conhecer os fatos. Aqueles avatares mais conhecidos historicamente, pertenceriam quiçá a uma época algo ágrafa da história, quando se colocava em alta monta a tradição oral –o que vem de resto a ser uma das premissas da iniciação. De Odin se diz ter registrado as runas enquanto estava crucificado, e é bem possível que o exemplo se repita.

 

 










Nenhum comentário:

Postar um comentário